Cesáreas e amamentação na primeira hora.

O parto tem inúmeras vantagens se comparado à cirurgia, e uma delas é a condição física da mãe e do bebê, seu estado de alerta, a ocitocina que corre no sangue de ambos...
Quando uma mãe tem seu bebê através de uma cesárea eletiva (marcada), ela não dá à ele a oportunidade de estar ativo no Trabalho de Parto, seu pulmão imaturo sofre com isso e, invariavelmente, ele é levado para longe dela ao nascer. No máximo deixam a mãe dar um beijinho no bebê e o carregam para ser aquecido e aspirado pra retirar líquidos das vias aéreas, coisa que aconteceria naturalmente se tivesse nascido de parto normal.
Bebês nascidos de cesáreas eletivas apresentam menor atividade ao nascer por que eles não têm idéia do que estava acontecendo, não estavam em trabalho de parto. Além disso eles nascem sob o efeito da anestesia.
Entretanto a via de parto não precisa interferir na questão da Amamentação na Primeira Hora. É perfeitamente possível que o bebê vá para os braços da mãe e que fique aconchegado no seio dela. Mesmo que ele não mame é importante estar em contato com a pele dela, sentindo seu cheiro, o cheiro do colostro no seio, que estabeleça contato visual, que ouça sua voz e que seja acariciado por ela.
Para que isso aconteça a mulher precisa estar informada e saber fazer valer os seus direitos. Ter o bebê nos seus braços imediatamente após o nascimento e durante todo o período de internação hospitalar depende da conduta adotada pelo pediatra que atender na sala de parto. Por isso é fundamental conhecer o pediatra ainda na gestação e determinar com ele a forma como os procedimentos com o recém nascido vão se estabelecer.
Ela precisa escolher um pediatra amigo da amamentação, alguém que apóie o aleitamento materno acima de qualquer coisa. Ela precisa escolher ter seu bebê nos seus braços imediatamente após o nascimento e 24 horas por dia, desde o nascimento até a alta. Mesmo que a maternidade que ela escolher não pratique o alojamento conjunto, ela pode negociar isso com seu pediatra.
Existem muitos sites que tratam da questão do empoderamento da mulher, do livre acesso à estas informações, das escolhas conscientes, etc. Entre eles:
- GAMA
- Parto do Princípio
- Parto Humanizado
- Dendimim
- A Bolsa da Doula
Informe-se. A forma como seu bebê vem ao mundo é muito importante. Estar ciente das suas escolhas pode ser fundamental neste momento.
Comentários
Postar um comentário
Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!