A importância da amamentação na relação mãe e bebê.


Desde o inicio dos tempos a amamentação é uma atividade utilizada por todas as mulheres do mundo e por isso deve-se ter um cuidado e uma atenção especial na relação mãe e bebê. A amamentação é uma atividade básica que preenche todas as necessidades nutricionais da criança, em seus primeiros meses de vida, o leite é o grande eixo para a harmoniosa interação mãe/filho.

A amamentação realizada diretamente no seio é um grande facilitador para o desenvolvimento da musculatura facial da criança, e, resulta em uma diminuição de infecções do aparelho respiratório durante o período neonatal.

A amamentação diretamente no seio diminui o número de cáries nos dentes das crianças e consequentemente diminui as maloclusões dentárias e também proteção imunológica e antialérgica.

O uso da mamadeira deve ser usada apenas quando por algum motivo não puder ser dado o leite através do seio. Nos primórdios dos tempos não existia mamadeira a dificuldade das mães era imensa em relação à nutrição de seus bebês. A modernidade acaba trazendo condições e tecnologias rápidas, práticas e que muitas vezes acabam provocando alterações adversas. Muitas mães decidem contribuir para a renda familiar em casa, muitas vezes esta situação impossibilita a mãe de aleitar adequadamente e vê-se obrigada a introduzir o uso da mamadeira ainda nos primeiros meses de vida do bebê.

O benefício do aleitamento não é somente do bebê, mães que amamentam dificilmente apresentam câncer de mama durante a pré-menopausa, assim como alguns tipos de câncer do ovário, menor incidência de fratura de colo de fêmur e contribui também para a perda de peso de maneira natural.

A amamentação pode ser iniciada na sala de parto logo após o nascimento do bebê. É de direito de todas as mães serem devidamente orientadas por toda a equipe de saúde: Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Fisioterapêutas, Médicos, Psicólogos, Enfermeiros e outros. Cada profissional irá orientar de acordo com sua conduta profissional em prol do bom desenvolvimento motor, psicológico, funcional e desenvolvimental da criança.O leite materno é o único alimento sem restrições para qualquer bebê.

O ato de sugar deve ser iniciado pelo bebê logo após o nascimento, assim que a mãe insere o mamilo entre os lábios da criança. Caso o bebê não tenha competência de força muscular para sugar o seio deve-se realizar estimulação terapêutica fonoaudiológica, o mais rápido possível.

O ato de sugar o seio da mãe é um grande facilitador para o crescimento dentário, desenvolvimento da articulação e do ato de engolir. O benefício do aleitamento materno traz melhoras nos aspectos psicológicos do desenvolvimento emocional do ser, como base para um bom desenvolvimento da linguagem da saúde do bebê.

Segundo a organização mundial da saúde, a duração ideal do aleitamento materno é exclusivo até 6 meses, mas, pode-se prolongar até quando a mãe produzir leite. Sempre que a mãe for amamentar deve-se oferecer os dois seios, facilitando assim uma adaptação posicional múltipla.

A alimentação deverá ser introduzida a partir do sexto mês. Pode-se ser oferecido alimento antes de seis meses somente se o bebê possuir habilidades motoras orais e com orientação profissional após avaliação da criança, esta orientação deve ser realizada quanto aos seguintes aspectos: pastosidade, quantidade, qualidade, horário e outros. Desta forma, a mãe garante uma melhor qualidade de vida para si mesma e para seu bebê através do aleitamento adequado e realiza o ato de amamentar com vontade e ânimo.

Fonte: Jadson Justi – Fonoaudiólogo Clínico, Jornal Última Hora

Comentários

  1. muito esclarecedor este artigo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom para todos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse artigo vai ajudar muito no meu trabalho de Ciencias!Muito obrigada e parabéns pelo lindo blog !


    ;-)

    ResponderExcluir
  4. isso vai ajudar no meu trabalho
    da amamentaçao

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados