Amamentação: dever de toda mãe.


Que o leite materno é o melhor alimento para o bebê todos sabem. Ou, pelo menos, deveriam saber. Para informar as mulheres que ainda têm alguma dúvida sobre isto, o Departamento de Saúde Pública da Flórida criou o WIC – Women and Infants & Chidren, um programa que incentiva exatamente o aleitamento materno como principal fonte nutricional nos primeiros meses de vida.

A brasileira Marlucia Oliveira é uma das conselheiras desse programa e o recomenda a todas as mulheres. Aliás, ela própria usou os serviços do WIC antes mesmo de integrar a equipe. “Quando morava em Miami, procurei o WIC e fiz os cursos ministrados pelas conselheiras. Depois, fiquei sabendo que uma das coordenadoras estava procurando voluntárias que falassem mais de um idioma. Entrei em contato e participei de um treinamento como consultora de alimentação durante quatro dias. Seis meses depois, fui convidada a fazer parte do time de conselheiras do WIC e comecei a trabalhar aqui em janeiro de 2005”, contou.

A função de Marlucia é dar classes sobre como melhor amamentar o bebê e fornecer todo tipo de assistência às gestantes e/ou mães no pós- parto, saber se a amamentação está sendo realizada de acordo com os procedimentos, detectar algum tipo de problema, enfim todo o acompanhamento necessário. “Só não podemos tomar atitudes quando houver alguma situação de risco que exija a presença de uma profissional habilitada. Neste caso, contatamos Esther March, nossa supervisora, que é enfermeira com especialização neste tipo de atendimento”, explicou a peer counseling.

Vantagens da amamentação.
O programa do WIC visa orientar as mulheres sobre a importância da amamentação, que deve ser praticamente a única fonte alimentar do bebê até o período entre quatro e seis meses, de acordo com o padrão mundial de saúde infantil e nutrição.

Marlucia diz ser interessante observar o comportamento de mães que, em seus países, tinham o hábito de alimentar os bebês e aqui, nos EUA, querem substituir este procedimento por fórmulas. “A nossa intenção é exatamente incentivar o processo de amamentação. Tanto que nossa meta era atingir 37% do total de mulheres amamentando em setembro, e conseguimos atingir este percentual ainda no mês de junho. Sinal de que nossa mensagem está atingindo o público alvo”, exulta a conselheira.

O WIC, porém, não se limita à amamentação. É um programa completo de nutrição infantil, que contempla todo tipo de suplemento alimentar às crianças até cinco anos de idade – mesmo aquelas que não tenham nascido aqui nos Estados Unidos. Gestantes, mães e crianças recebem os alimentos necessários para manter a boa saúde. Até mesmo a distribuição de bombas manuais para retirar o leite é feita pelo WIC. E Marlucia também trabalha com as bombas elétricas, um procedimento mais sensível, recomendado em casos como os de bebês prematuros, gêmeos e outros mais complicados.

Quem pode usar os serviços do WIC
Para ter direito a usar o programa do WIC, basta a mulher apresentar uma prova de que está grávida, além de comprovante de renda e de residência. Não é necessário mostrar comprovante de status imigratório, nem da gestante, nem da mãe e nem da criança.

O Centro de Saúde da Mulher, da Gestante e da Criança do Departamento de Saúde da Flórida funciona no 601 West Atlantic Boulevard, em Pompano Beach, e os telefones para marcar as classes e as consultas são (954) 767-5110/5111. A linha de atendimento tem serviço em inglês, espanhol e creole, enquanto as classes de amamentação são ministradas em inglês e em espanhol.

“...nossa meta era atingir 37% do total de mulheres amamentando em setembro, e conseguimos atingir este percentual ainda no mês de junho”- Marlucia Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 dicas para fazer o bebê dormir a noite inteira.

Desempregada passa a ter salário-maternidade

Ingrid Guimarães e a amamentação.