Mastite

A mastite é uma inflamação das glândulas da mama causada pelo acúmulo de leite. Caracteriza-se por mamas vermelhas, endurecidas, doloridas e quentes, e pode ocorrer em uma ou nas duas mamas.


Mamas ingurgitadas


A forma de evitar a inflamação é não permitir o acúmulo de leite nos ductos, amamentando até que o peito esvazie. Se o bebê dormir antes de esvaziar a mama iniciar a mamada seguinte deste lado.

Outra maneira de esvaziar a mama é ordenhar manualmente. Se estiver bastante ingurgitada será necessário massagear os seios sob a água morna do chuveiro, amolecer as auréolas e somente depois coletar (e estocar se possível, poiso leite não perde suas propriedades) o leite excedente. Evitar utilizar bombas de qualquer tipo pois podem ferir ainda mais os mamilos.


Mastite


Para tratar a mastite é necessário retirar o leite. A amamentação não precisa ser interrompida.
É importante repousar e ingerir líquidos, e dependendo de cada caso antibióticos podem ser indicados.
A mastite pode ser um sinal de diminuição das defesas do organismo, o que pode ser aliviado com descanso e diminuição da atividade física.
Se a amamentação do seio com mastite causar dor intensa deverá iniciar a mamada no seio saudável, ao mesmo tempo que deixa sair o leite do seio doente; esta atitude faz diminuir a pressão, permitindo completar a mamada neste seio, agora com menos desconforto.

Comentários

  1. Tive mastite já com uma semana após meu bebe nascer,foi muito difícil.Aplicaram 17 injeçoes(IM)e antibióticos (VO) apareceram 7 perfuraçoes em minha mama por onde saiu a infecção e tenho medo até hoje de ter outro filho,já se passaram 14 anos

    ResponderExcluir
  2. tive mastite na terceira semana de amamentação, tomei antibióticos e analgésicos. Tive 3 perfurações naturais na mama por onde a infecção vasou, mas a dor é insupportável!!!!

    ResponderExcluir
  3. meu filho já tem um ano e dois meses,e só agora tive Mastite,meu seio esta muito cheio estou tomando antibiótico,tenho que esvasiar o seio mesmo tomando antibiótico?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho mastite na mama esqueda e apareceu depois de 4 anos de amamentação sofro com isso já fiz algumas círugias, estou cansada de tanto vai e volta a inflamação. não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  5. Tive mastite nas duas mamas. Além da inflamação ainda tive rachaduras enormes nos bicos .
    Eu perdi totalmente a auto estima e a vontade de viver. Tinha febre de 40 graus e tinha a sensação de que nada iris me curar.
    Depois e muitos médicos e receitas , fui aconselhada a passar o óleo de dentro da cápsula da vitamina E nos seios, duas vezes ao dia.
    Por incrivel que pareça, em dois dias eu estava curada e amamentando com alegria.
    Não desisti de amamentar e hoje me sinto uma vitoriosa. Minha filha tem seis anos e mamou até os dois.
    NÃO DESISTAM ... Tenham fé e força....
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. mue beber já tem dois anos e sete meses,paree de ammamentar a quatro dias e meu peito ainda está chei de leite,dolrido,quente e enorme,quero saber se é normar demorar assim para o leite secar

    ResponderExcluir
  7. Tive algo diagnosticado como mastite, mas nao estava amamentando e nunca amamentei.

    ResponderExcluir
  8. estou com mastite,e nao estou produzindo leite na outra mama,a dor e insuportavel.Oque eu faço?por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  9. estou com mastite no meio seio direito doi muito nao estou dando de mamam porq mei bico do peito é revertido nao sai leite por isso empedrou estou tomando antibiotico e coloquei atadura no peito foi a ginicologista que mandou ,mais gostaria de saber se demora tanto assim para o leite do seio seca estou muito aflita porq esta vermelho e um pouco duro sera que o antibiotico vai demora tanto assim pra seca a gini pediu pra nao estimula o leite ja que é para secar por favor me ajudem estou desesperada nao sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  10. tenho mastite a tres anos e nao sei mais o que fazer ja fui avarios medicos e nao deu resutado gostaria de saber o que fazer

    ResponderExcluir
  11. ESTOU COM MASTITE ,JA FUI A MÉDICA E ELA DRENOU E ME PASSOU AMOXILINA E NIMESULIDA .MAS O QUE ESTA ME ENCOMODANDO QUE ESTOU COM DOIS CAROÇOS DUROA E ELES NÃO DIMINUEM.O QUE FAÇO...

    ResponderExcluir
  12. tenho mastite depois de 15 anos que mu filho nasceu nesce o peito esquerdo sempre enchia de leite mais não vazava empredava hoje vai e volta essa enflamaçã que parece até furunco o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  13. o que gera a mastite; porque aparece na menopausa, qual é a melhor maneira de combate-la nos ajude por favor

    ResponderExcluir
  14. Tive Mastite depois de cinco anos de amamentação.Porque isso acontece ?

    ResponderExcluir
  15. tenho mastite ela vai e volta ela pode virar um cancer

    ResponderExcluir
  16. tenho mastite minha filha tem 5messes tenho rachuduras desde que ela nacseu sinto fisgadas e dores frequentimemte parece que meus seios estao queimados o que fazer nao aguento mais sintir dores

    ResponderExcluir
  17. estou com uma mastite no seio direito e a minha filha ja tem 14 anos o que pode ser

    ResponderExcluir
  18. tenho mastite ja fiz duas cirurgias e não para de inflamar o que devo fazer me ajude pois é muito dolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você amamenta? Já repensou sua conduta? Sutiãs apertados, por exemplo? Felidades, melhoras.

      Excluir
  19. Ilisete Nunes Kistner17 de abril de 2012 às 17:22

    Minha unica filha teve mastite nas duas mamas e quando tomou o remédio para secar o leite teve chok anafilático e septomia e faleceu em menos de 24 horas.Ela tinha apenas 19 anos e era a sua primeira gravidez,por favor tomem muito cuidado e levem essa infermidade a sério!17/04/2012 Jaraguá do Sul SC.

    ResponderExcluir
  20. tive mastite tratei com antibioticos..mais meu leite secou mesmo minha bebe mamando o que fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Tabela de peso e altura para bebês amamentados