Dia Nacional da Doação de Leite Humano



No Dia Nacional de Doação de Leite Humano a atriz Camila Pitanga, madrinha da campanha, mostrou pela primeira vez, por um motivo nobre, a filha Antonia, de 4 meses, em evento celebrado na manhã desta quarta-feira (1º), no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio.

"Sou criteriosa e tenho respeito por minha filha, mas o contexto de solidariedade e cidadania desta campanha me fez trazer a Antonia. Acredito que a doação de leite é a extensão do ritual de amor que é a amamentação, por isso trouxe minha filha para reforçar esse time”, disse a atriz, que já foi doadora, mas no momento não tem excedente de leite para oferecer.

De acordo com o Ministério da Saúde, hoje o Brasil possui 195 unidades de banco de leite e é a maior rede do mundo. São 135 mil recém-nascidos beneficiados por ano no país. No Rio, 19 unidades atendem crianças recém-nascidas e prematuras que precisam de leite para sobreviver.

Clique aqui e veja todas as unidades do Brasil, relacionadas por cada região do país.


Leite humano
O leite materno, ainda segundo o Ministério da Saúde, é reconhecido mundialmente como o melhor alimento para a criança nos primeiros anos de vida. João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, chorou ao agradecer a presença da atriz e afirmou que o Banco de Leite do Rio foi o grande responsável por toda a rede nacional e pelo sucesso do programa:
“Você não imagina a importância da sua presença para essa campanha, a fim de sensibilizar toda a sociedade para essa causa tão nobre que é a doação de leite materno”, disse Agripino ao homenagear Camila Pitanga.

O evento, que também celebrou os 65 anos de funcionamento dos Bancos de Leite Humano, homenageou mães doadoras, além de hospitais e instituições que apóiam a campanha. Adson França, que representou o ministro José Gomes Temporão, exaltou a importância do aleitamento materno para proteger os bebês contra doenças e também para reduzir o número de mortalidade infantil.

“A Camila, hoje, colocou a Antonia a serviço do Sistema Único de Saúde. Preservou a imagem da filha até o momento certo, e nos deu de presente essa homenagem, ao trazer a Antonia aqui.”

Doadoras
Num discurso emocionado, a atriz disse estar vivendo os melhores momentos da sua vida com o nascimento da filha, ao falar para mães beneficiárias e doadoras, além de autoridades:
“Ver um monte de mães aqui com seus filhos me dá uma emoção e um prazer muito grande. Toda vez que eu enchia os potinhos de leite me dava uma euforia, porque pensava mais crianças vão se nutrir com esse leite e poderão ter os olhinhos brilhando como os da Antonia”, disse Camila.

Benedita da Silva, que é secretária estadual de Assistência Social e madrasta da atriz, contou que tem um filho, hoje com 42 anos, que foi beneficiado pelo banco de leite do Instituto Fernandes Figueiras (IFF) e, desde então, ela dá apoio à instituição. Ela lembrou que não só mães com problemas de saúde precisam da ajuda de doadoras, mas também as mães trabalhadoras, que não têm tempo nem oportunidade de ficar com o filho para dar o leite materno.

Quem quiser doar leite deve ligar para o SOS Amamentação no telefone: 0800-26-8877. Após informar os dados solicitados e ser orientada sobre como retirar e armazenar o leite materno, o Banco de leite entra em contato com a doadora na véspera da visita domiciliar.

“Quando a minha filha crescer, tenho certeza que ela vai ter orgulho ao ver esse cartaz, por esse bem que eu fiz”, finalizou Camila.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 dicas para fazer o bebê dormir a noite inteira.

Desempregada passa a ter salário-maternidade

Ingrid Guimarães e a amamentação.