Dia Nacional da Doação de Leite Humano

No Dia Nacional de Doação de Leite Humano a atriz Camila Pitanga, madrinha da campanha, mostrou pela primeira vez, por um motivo nobre, a filha Antonia, de 4 meses, em evento celebrado na manhã desta quarta-feira (1º), no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio.
"Sou criteriosa e tenho respeito por minha filha, mas o contexto de solidariedade e cidadania desta campanha me fez trazer a Antonia. Acredito que a doação de leite é a extensão do ritual de amor que é a amamentação, por isso trouxe minha filha para reforçar esse time”, disse a atriz, que já foi doadora, mas no momento não tem excedente de leite para oferecer.
De acordo com o Ministério da Saúde, hoje o Brasil possui 195 unidades de banco de leite e é a maior rede do mundo. São 135 mil recém-nascidos beneficiados por ano no país. No Rio, 19 unidades atendem crianças recém-nascidas e prematuras que precisam de leite para sobreviver.
Clique aqui e veja todas as unidades do Brasil, relacionadas por cada região do país.
Leite humano
O leite materno, ainda segundo o Ministério da Saúde, é reconhecido mundialmente como o melhor alimento para a criança nos primeiros anos de vida. João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, chorou ao agradecer a presença da atriz e afirmou que o Banco de Leite do Rio foi o grande responsável por toda a rede nacional e pelo sucesso do programa:
“Você não imagina a importância da sua presença para essa campanha, a fim de sensibilizar toda a sociedade para essa causa tão nobre que é a doação de leite materno”, disse Agripino ao homenagear Camila Pitanga.
O evento, que também celebrou os 65 anos de funcionamento dos Bancos de Leite Humano, homenageou mães doadoras, além de hospitais e instituições que apóiam a campanha. Adson França, que representou o ministro José Gomes Temporão, exaltou a importância do aleitamento materno para proteger os bebês contra doenças e também para reduzir o número de mortalidade infantil.
“A Camila, hoje, colocou a Antonia a serviço do Sistema Único de Saúde. Preservou a imagem da filha até o momento certo, e nos deu de presente essa homenagem, ao trazer a Antonia aqui.”
Doadoras
Num discurso emocionado, a atriz disse estar vivendo os melhores momentos da sua vida com o nascimento da filha, ao falar para mães beneficiárias e doadoras, além de autoridades:
“Ver um monte de mães aqui com seus filhos me dá uma emoção e um prazer muito grande. Toda vez que eu enchia os potinhos de leite me dava uma euforia, porque pensava mais crianças vão se nutrir com esse leite e poderão ter os olhinhos brilhando como os da Antonia”, disse Camila.
Benedita da Silva, que é secretária estadual de Assistência Social e madrasta da atriz, contou que tem um filho, hoje com 42 anos, que foi beneficiado pelo banco de leite do Instituto Fernandes Figueiras (IFF) e, desde então, ela dá apoio à instituição. Ela lembrou que não só mães com problemas de saúde precisam da ajuda de doadoras, mas também as mães trabalhadoras, que não têm tempo nem oportunidade de ficar com o filho para dar o leite materno.
Quem quiser doar leite deve ligar para o SOS Amamentação no telefone: 0800-26-8877. Após informar os dados solicitados e ser orientada sobre como retirar e armazenar o leite materno, o Banco de leite entra em contato com a doadora na véspera da visita domiciliar.
“Quando a minha filha crescer, tenho certeza que ela vai ter orgulho ao ver esse cartaz, por esse bem que eu fiz”, finalizou Camila.
Comentários
Postar um comentário
Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!