Mais dicas para o desmame.


Primeira e importante questão:

PORQUE desmamar?

Pergunte-se a razão da sua decisão. Não há uma época definida para o desmame, pois esse processo é muito diferente para cada mamãe e bebê. Não há uma razão padrão para a decisão do desmame. As razões são tão variadas quanto as próprias mães e crianças amamentadas. Cada filho seu vai precisar de uma decisão separada sobre o desmame.


1) Devagar é melhor:

Se voce permitir que o processo ocorra gradualmente (num período de alguns meses), seu bebê e seu corpo irão se ajustando fazendo o processo mais fácil para ambos.


2) O primeiro passo para o desmame:

Tente o metodo: "não ofereca, não recuse". Isso funciona como um "teste" de quão fácil ou difícil o desmame será. Continue amamentando quando seu bebe pedir, mas não ofereça o tempo todo, automaticamente como algumas mães costumam fazer. O que pode ser surpreendente é descobrir que algumas criancas estão tão prontas quanto as mães para comecar o processo de desmame. Nesse caso, elas estarão abertas a uma rotina que não inclua amamentação.


3) Distração funciona:

Bebês são ativos, ocupados sempre, tire proveito dessa característica e tente distraí-lo com alguma coisa na hora que ele pede para mamar. Por exemplo, se seu filho geralmente mama quando acorda, você pode chegar com um brinquedo legal ou abrir as janelas e convide-o para ver os passarinhos lá fora. Nas primeiras vezes que você fizer isso seu bebê pode ficar confuso e reclamar um pouco, mas persista um pouco com a distração. Tente mais algumas vezes, mas se o bebê reclamar, chorar muito, amamente. Continue tentando de novo mais pra frente, um belo dia seu bebê vai te surpreender e pedirá pra abrir a janela para ver os passarinhos. Na hora de dormir, uma dica: se voce sempre dá de mamar após contar uma estória, prolongue essa estória de modo que ele durma antes do fim.


4) Num minutinho:

A tática do "atraso": "Você pode mamar depois que eu terminar de dobrar as roupas", aí quando você olhar ele vai estar ocupado com outras coisas. Ofereca o peito após terminar com as roupas, se seu bebe ainda quiser. Isso reforça a confianca e mostra ao seu bebê que você não está ignorando suas necessidades. Você pode até tentar mais atraso: "Vamos esperar a hora da soneca". Isso pode ser um modo efetivo de reduzir o número de sessões de amamentação diária.


5) Substitua leite materno por comidas sólidas:

Outra técnica que pode ajudar é substituir a mamada por mais comidas (se seu bebê já come e gosta comidas solidas. Se isso já acontece você pode tentar substituir outras formas de conforto e atenção das mamadas por coisas como ler livros, abraços, brincar juntos.


6) Evite seus cantinhos de mamar:

A maioria das mães tem um ou dois lugares favoritos para mamar, uma poltrona por exemplo. Se você quiser encorajar o desmame, deve evitar esses lugares que podem despertar no seu bebê o desejo de mamar. Encontre outros lugares e combine essa dica com a técnica de distração.


7) Encurte as sessões de mamar:

Outro passo em direção ao desmame é encurtar o tempo que você geralmente amamenta seu filho, e tente incluir uma distração no final da sessão.


8) Substitua mamar por brincar:

Algumas mães (às vezes mesmo sem perceber) usam a hora de amamentar como uma maneira de ter um tempo quieto e relaxante com seus bebês. Faça a decisão consciente de substituir essa sessão de mamar por um sessão de brincadeiras, em que você dá atenção completa o tempo todo. Seu bebê pode ficar tão contente com isso que poderá até esquecer de pedir para mamar.


9) Peça ajuda ao pai:

Já que mamãe é igual a leite, peçaa ao seu marido para ficar com a criança nas horas em que ele geralmente mamaria, como por exemplo quando ele acorda ou antes de dormir. Isso requer mais paciência e jeitinho, mas pode ser uma ótima forma de criar novos padrões na rotina diária do bebê que não envolve amamentar.


10) A danca do desmame:

Não se surpreenda se seu bebê "captar" seu desejo de desmamar e de repente pedir para mamar como um recém-nascido! Essa é uma resposta natural a uma grande mudança na vidinha deles. Se você atender os desejos e der de mamar por 1-2 dias, isso geralmente passa, e você pode seguir em frente na direção do desmame de novo. Geralmente o progresso do desmame NÃO é uma linha reta, é mais como uma danca. Mas se você guiar essa danca com afeto e sensibilidade, acabará dançando no ritmo que escolheu.


Extraido do livro "Gentle Baby Care", by Elizabeth Pantley.

Comentários

  1. tenho uma filha de dois anos e tres meses e não consigo de forma alguma, fazer com que ela largue meu peito, ja tentei de tudo um pouco, oque devo fazer??

    ResponderExcluir
  2. Minha filha tem 2 anos e 2 meses e não come nada, só quer mamar, fica muito brava quando eu não dou.
    Coloquei ela na escolinha pra ver se ela começa a comer, mas ela sempre recusa.
    Não aguento mais amamentar, já está começando a me iritar!
    Acho que vou tirar na marra, será que é muito traumatizante?

    ResponderExcluir
  3. meu nome e eliane e meu fiho mama muitas vezes ao dia e anoite e nem sempre aceita comer comida biscoito ou outra coisa.so quer saber de mama todo tempo as vezes nem consigo fazer minhas coisas direito por que ele fica chorando buxando minha roupa querendo mamar.as vezes eu acabo cedendo e nem sempre e mama e so o prazer de esta com o peito na boca.a noite ele so dormi com o peito na boca.nao sei mais o que faço me ajundem sou mae de primeira viagem e sabe como e vc acaba sedendo a suas vontades.

    ResponderExcluir
  4. meu filho tem 1 ano e 11 meses e mama a noite inteira como faço para tirar .a parte da manha e tarde ele nao mama. obrigada

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Leila tenho uma filha de 1 ano e 6 meses e mamar a noite inteira, só dorme se for no peito e acorda varias vezes para mamar, ela não mamar durante o dia só a noite como faço para tirar do peito.

    ResponderExcluir
  6. Oii meu nome é LAUREN, tenhu uma filha de 1ano e 8meses... como ela não aceita chupeta ela faz do meu peito uma. Já tentei de tudo para desmamar ela e nao consigo! Ela só dorme se eu colocá-la no peito ao contrari disso ela nao dorme. O que de vo fazer???

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Raquel, tenho uma filha de 1 ano e 3 meses, ela só pensa em mamar, quando faço minhas coisas em casa ela nem quer saber de ficar longe de mim...fica me procurando querendo tetu, ta dificil, me sinto fraca e triste por não saber resolver essa situação. Me ajudem Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. oii, meu nome é gisele e tenho uma bebê de 6 meses(,ágatha) ela tá se adaptando bem a diminuição das mamadas pois já estou quase voltando ao trabalho e ela fica o dia todo sem mim.Uma boa dica é deixar com alguém,e aos poucos ir aumentando o tempo longe dela. com apenas 15 dias ela parou de pirraçar querendo peito e já não mama mais durante o dia.Mama somente pra dormir e dorme a noite toda.

    ResponderExcluir
  9. Percebo que outras mães sofrem com o desmame como eu. Minha filha tem 2 anos e quatro meses. Ela amamentou exclusivamente durante 3 meses e meio (apenas!!! - por conta do meu trabalho). Porém não parou até hoje. Está muito difícil, as vezes acho que vou enlouquecer nessas infinitas tentativas, ela sofre muito também. Me sinto cansada, impaciente, "agredindo" de certo modo minha filha, e isso me dói muito. Dor física. Preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Cara visitante, o desmame é gradual. Não adianta querer que aconteça em um dia o que foi estabelecido em mais de dois anos.
    Permitam-se curtir esses possíveis últimos meses de amamentação descobrindo novos prazeres juntas, brincadeiras, dormir agarradinhas, mamar em horários combinados, assim quando menos perceberam as mamadas vão reduzindo até encerrar, tudo com muito carinho e respeito ao tempo das duas, mãe e filha. Boa sorte e parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Olá pra todas as mamães! Bem, meu caso tbm não é diferente do de vcs. Confesso que me senti até aliviada quando li os relatos aqui, porque cheguei a pensar que isso só acontecia comigo! Porque todas as minhas amigas e pessoas que converso na rua, já foram bem sucedidas no desmame, inclusive com idade menor que meu filho. Ele tem 1 ano e 10 meses e foi amamentado exclusivamente até o sexto mês. Ele não aceitou mamadeira e nem chupeta, o que o faz querer peito várias vezes. Durante a noite, acorda em torno de umas 4 vezes pra mamar e tbm só dorme se estiver no peito. Já tentei a técnica de colocar esparadrapo e fingir que o peito estava dodói e não funcionou. Algumas pessoas dizem pra passar boldo, mas ainda não tive coragem.
    Eu penso que isso tbm requer nossa força de vontade, mas ao mesmo tempo, como diz no artigo, temos que respeitar o tempo dos nossos filhos. Tenho certeza que isso vai passar. Desejo sorte a todas!

    ResponderExcluir
  12. tenho um filho de 2 anos que nao quer para de mamar ja nao sei o que eu faço, gostaria que ele deixase de mamar porque ja nao tenho mais paciencia de dar mama....

    ResponderExcluir
  13. Olá.. tenho um Blog que fala do educar, cuidar e amar. Estou escrevendo sobre os 5 sentidos, e gostaria de publicar seu artigo sobre as dicas do desmame com os devidos créditos é claro... pode ser?

    ResponderExcluir
  14. eu tenho uma filha de 1 ano e 1 mes e ela nao come nada, so quer saber de mamar, ela ainda mama a noite todinha e se deixar quer mamar o dia todo. eu ja nao aguento mais dar mamar me ajude por favor o que eu devo fazer???

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Minha filha tem 1 ano e 9 meses e preciso desmamar URGENTE, pois não aguento mais amamentá-lá no período NOTURNO!
    Já tentei vários tipos de leite e misturas, mamadeiras e chupetas... mais desde pequena sempre rejeitou.
    Durante a noite ela acorda em torno de umas 7 vezes, e se eu não coloco o bico do meu seio na boca dela ... ela grita até colocar.
    Ela vai dormir em torno de umas 22:00h, acordas as 7 vezes e de manhã as 7:00h já está de pé... pra você ver como ela não dorme.
    Durante o dia dá um soninho das 14:00 ás 15:30.

    Como ela ainda não entende e nem fala ainda (apesar da idade)... não tenho como fazer entender que ela não precisa daquilo pra dormir, (pelo motivo de se alimentar muito bem...), mais pra deixar bem mais claro oque acontece em nossa rotina, ela faz do meu SEIO oque as outras crianças chamam de CHUPETA, hehehe... (é pura verdade).
    O pediatra de minha filha diz pra mim dar mama pra ela na hora de dormir (ás 22:00h)... e depois só dia seguinte (ás 7:0h), ele disse quem tem que deixar chorar e não fazer nada... passando uns 5 dias ela já vai saber que não ganha seio e volta a dormir sozinha....
    Essa técnica funcionou com algumas amigas minhas, mais os filhos tinham entre 4 ás 6 meses e não 1 ano e 9 meses como minha filha.
    Será que funciona? Minha filha chega a ficar vermelha de tanto que chora e grita...
    Por favor, me ajudem... se caso não conseguir desmamar, pelo menos no meio da noite nas 7 vezes que acorda!

    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Não recomendamos deixar a criança chorando. Se ela chora e recusa outros leites está claramente sinalizando que não está pronta para mudar de hábitos.
    Recomendamos o livro "Soluções para noites sem choro" e muita paciência. Esta fase passa! Boa sorte a todas.

    ResponderExcluir
  17. Acho que a maioria dos casos que li são parecidos com o meu, o bebê já não mama mais para se alimentar e sim para ter um aconchego com a mãe. Ainda não consegui substituir as mamadas noturnas, mas durante o dia ela já se distrai com brincadeiras. Sinto que é a hora certa de desmamar, pois ela fica muito dependente da minha presença e eu me incomodo com ela puxando a minha blusa pra mamar.

    ResponderExcluir
  18. Minha filha tem 1ano e 1mes. E já estou desesperada, pois ela só dorme comigo, grudada no peito e nao consigo tira-lá de jeito nenhum. Já passei boldo e mesmo assim ela mamou. Pra piorar meu marido nao me ajuda, ele acha que eu tenho que dar de mamar a toda hora que ela quiser. O problema e que trabalho fora e chego extremamente cansada e ainda tenho que dar de mamar a noite inteira. Quando nao estou em casa ela fica super bem eh somente eu chegar que acabou a graça. Peco a deus todos os dias que ela por si só negue o peito. Ta muito difícil mas sei que iremos conseguir.

    Beijos e boa sorte a todas as mamães!

    ResponderExcluir
  19. minhaa filha mama toda hora e de noite mama muito....o que fazer? estou desesperada...bjoosss me ajudem!!

    ResponderExcluir
  20. a minha tem 3 anos e não quer de jeito nenhum largar de mamar, já fiz a maior parte de tudo que lí....ela briga e chora....e aí? 3 anos é mole? mas, vamos tentando.....rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Oi mamães!
    Lá vou eu novamente ler mil dicas, sites, blogs e afins na tentativa de encontrar a solução para o desmame. Minha filha tem 1 ano e 7 meses e estou cansada demais de amamentar, gente! O desmame do meu primeiro filho não foi conquistado com as inúmeras tentativas: de conversas, de pôr prazo, de pôr horários..nadinha. Mas um belo dia, quando ele tinha 3 anos e um mês, me disse: mamãe, o mamá está velho! rs...é que eu estava grávida! A barriga foi crescendo e conversávamos muito sobre o mamá ser comida de neném e que ele já estava ficando um meninão, que o neném ia nascer sem nenhum dentinho e não ai poder comer (lista das comidinhas que ele gostava)então o neném só podia mamar... daí lá pelo sexto mês de gravidez ele resolveu desmamar e pronto. E tô eu aqui novamente tentando buscar alternativas que não sejam ignorar o choro da bb... toda vez que toco no assunto ela agarra ainda mais. Nasceu pra zagueira. Ela se estressa totalmente e não sei o que fazer, mas francamente está muito difícil trabalhar fora, cuidar da casa e nem sequer poder chegar em casa e tomar um banho longo sem que ela chore e grite. Sem falar que estou totalmente zumbi por ter o sono interrompido várias vezes a noite há anos. aff... alguém tem outra alternativa que não seja deixar chorar, passar coisas de gosto desagradável no seio ou dizer que o mamá tá doente?! alguém socorre???

    ResponderExcluir
  22. ola gente tenho uma filha de dez meses(Sophia)e gostaria de dicas de como desmama-la,pois neste perido já perdi mais de sete quilos,estou muito abaixo do meu peso além disso me sentindo muito desanimada,fraca.se alguém tivesse alguma dica para me ajudar eu agredecia muito.abrigada Daiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se recomenda o desmame antes de 2 anos de idade. Cuide de você! Vá ao médico, receba de um nutricionista, faça reposição de minerais. Acredite, é possível! Essa fase vai passar!

      Excluir
  23. ola meu nome e janaina tenho um bebe de 10 meses preciso estudar etrabalhar nao consigo tirar meu bebe do peito o que faco?
    p;or favou ele é muito ruim pra comidas me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, seu bebê precisa de você, da sua dedicação neste momento. Amamentar, dar colo, brincar. Ele não é ruim com comidas, ele está aprendendo ainda! Alimente com amor, paciência, variedade, somente alimentos naturais. Se quiser mais dicas deixe seu email. Dois anos de dedicação sua podem valer a saude da vida toda dessa criança. Pense nisso! Paciência e fé, vai passar muito rápido!!!

      Excluir
  24. Ola meu nome é Rebeca e tenho um filho de 1 ano vou trabalhar o dia todo e não consigo tirar o bebe do peito ele não que saber de se alimentar direito não gosta de comer nada so belisca algumas coisinhas e é muito dependete de mim na escolinha também não quer comer nada um clinico geral me aconcelhou desmamar mas ele chora e fica muito irritado estou sofrendo muito porque gosto de amamentar mas sinto q presiso parar porq ele presisa aprender a comer outros alimentos presiso de ajuda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados