Desmame do Pedro.



Um dos primeiros registros do Pedro dormindo durante o dia, sem mamar.


O Pedro mamou exclusivamente até 5 meses e meio. A partir daí, como ele não ganhava peso desde o 3º mês, eu iniciei a introdução de novos alimentos na dieta dele. Mas fiz de forma tão gradual que levei 11 semanas pra introduzir tudo. Ele seguiu mamando até 2 anos e 2 meses, quando foi definitivamente desmamado.

A minha primeira tentativa de desmamá-lo foi com 1 ano e 10 meses, por que eu estava cansada de amamentar, acho. De verdade, não sei mesmo o que me motivou. Acho que a hora de dormir de noite era uma novela e isso me cansou. Só que não deu certo.
Eu conversei com ele que não ia mais dar o mamá, que ele era grande e que podia dormir na minha cama, se quisesse. Não lembro bem, mas funcionou por dois ou três dias e depois ele começou a choramingar por qualquer coisa, nas mais variadas horas do dia, pedindo peito. Eu cedi.

Quatro meses depois, tentei de novo. Só que desta vez eu estava muito mais tranquila com a minha decisão e ele aceitou muito bem. Nosso combinado era que ele dormiria na minha cama, abraçadinho comigo. Nos primeiros dias ele pediu água (meio copo, talvez) e depois disso nunca mais precisou de alguma coisa pra pegar no sono.

O que eu confirmei com a minha experiência de desmame do Pedro é que a mãe precisa estar muito segura do que pretende fazer. Por que é muito fácil ceder ao pedido deles quando a gente tem dúvidas de estar fazendo a coisa certa. Mesmo assim, 6 meses depois eu já sentia falta de amamentar. E só fui repetir a experiência quase 2 anos e meio depois.... rs

Comentários

  1. Ah, como eu queria chegar nessa fase... o meu está com 2 anos e 9 meses. Não quer desmamar, mas vejo a necessidade porque meu leite secou quando estava com 2 meses dessa segunda gestação. Agora, com 20 semanas, ele ainda reluta! Mas tudo a seu tempo...

    ResponderExcluir
  2. Gente, defendo a amamentaçaõ, mas amamentar após um ano já é exagero!! A partir do momento q a criança tem a dentição que lhe permite comer, amamentar é desnecessário. Além disso, a criança fica emocionalmente regredida e dependente da mãe. Tenho uma bebê de 4 meses e pretendo amaentar no máximo até 1 ano. Pergunte isso a qualquer psicólogo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

8 dicas para fazer o bebê dormir a noite inteira.

Desempregada passa a ter salário-maternidade

Ingrid Guimarães e a amamentação.