Dia Nacional da Doação de Leite Humano

Instituída pelo Ministério da Saúde através da PORTARIA Nº 1.893, de 2 de outubro de 2003, Art. 1º, esta data representa para os Bancos de Leite do Brasil um momento especial em que são realizadas ações de sensibilização da sociedade para ressaltar a importância da doação de leite humano, bem como é uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno.
A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004. Desde então Ministério da Saúde produz e distribui material de divulgação. Este ano a atriz Samara Felippo, doadora do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), é a mãe doadora de leite humano a ilustrar os cartazes e folderes.
No Brasil alguns Bancos de Leite Humano desenvolvem projeto ou programa com o Corpo de Bombeiros Militar do seu estado, onde o Bombeiro Militar passa rotineiramente nas casas das doadoras para recolher o leite humano congelado.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior e mais complexa do mundo. No último ano os Bancos de Leite Humano foram responsáveis pela distribuição de 116.455 litros de leite humano, beneficiando mais de 161 mil bebês, a maior parte deles prematuros internados em unidades de terapia intensiva neonatal.
O Dia Nacional de Doação de Leite Humano tem proporcionado a disseminação do conhecimento sobre as atividades dos Bancos de Leite Humano com reflexos positivos na sensibilização de novas doadoras voluntárias.
Evidências científicas demonstram que o recém-nascido prematuro e/ou doente tem mais chances de recuperação e, consequentemente, de uma vida mais saudável se durante o período de privação da amamentação puder receber exclusivamente o leite humano ordenhado. Ações que estimulem a utilização de leite humano pelas crianças menores de 2 anos contribuem para reduzir a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil, favorecendo o cumprimento das metas para o desenvolvimento do milênio, em especial a Meta 4 – reduzir em 2/3 a mortalidade infantil em crianças menores de 5 anos entre 1990 e 2015.
Adaptado de: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=378
Comentários
Postar um comentário
Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!