Salário Maternidade... De novo!

É pago para toda mulher que pariu e está empregada com carteira assinada ou que paga sua própria guia de INSS, como é o caso das trabalhadoras autônomas.

Para a segurada empregada não é exigida a carência (não imporat a quanto tempo paga INSS ou a quanto tempo está empregada), devendo no entanto, comprovar seu vínculo empregatício na data do afastamento ou nascimento da criança.

Para a autônoma ou proprietária de empresa, é preciso comprovar na data do parto a carência, isto é, período mínimo de contribuições mensais (10 meses de contribuição).

Em caso de desemprego, é preciso comprovar 10 anos de carteira assinada, se engravidar no prazo de 01 ano após a demissão. E até 02 anos após a demissão, se em carteira comprovar mais de 10 anos de registro.

Estas informações foram retiradas do site da Previdência. Na sessão específica sobre empregadas domésticas, não existe nada que fale sobre carência ou tempo de registro, mas acredito que valham as mesmas regras.
Nós não sabemos nada além do que publicamos nos posts e o intuito do blog é apoiar as mulheres que encontram dificuldades na amamentação.
Não nos cabe avaliar individualmente o caso de cada trabalhadora, sendo mais adequado que procurem o posto do INSS mais próximo de suas casas.

No fim a alternativa mais segura é ir até uma agência do INSS e pedir informações para o seu caso específico.
Leia no blog:
http://amamentacaoexclusiva.blogspot.com/search/label/Benef%C3%ADcios%20do%20Governo.

Comentários

  1. Oi meu nome e Fernanda e eu queria disser que não tenho 10 anos de carteira e ja estou desempregada há 2 anos e esse ano ganhei um bebe e dei entrada no salario maternidade desemprega assegurada e consegui esse beneficio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Desempregada passa a ter salário-maternidade

8 dicas para fazer o bebê dormir a noite inteira.

Tabela de peso e altura para bebês amamentados