Desmame da Luiza.
A Luiza desmamou.
E foi muito fácil, embora tenha sido bem mais pensado do que foi o do Pedro.
Como ele mamou por 2 anos e 2 meses, existia uma "expectativa" pra saber se ela mamaria mais que ele. Meu marido comentou algumas vezes: tá chegando a hora, ou, será que ela vai muito além?
Eu não fiz planos sobre o desmame, eu só pensava comparativamente: com Pedro foi assim, e com ela como será?
Ela passou do "limite" dele e não fazia menção de desmamar. Eu pensei nisso durante um mês e depois desencanei. Achei que ela ia seguir por muito tempo ainda. Mas aos poucos ela foi diminuindo gradativamente os pedidos de mamá, ela entrou pra escola e parecia satisfeita em mamar quando acordava de manhã e antes de dormir.
Então eu parei de oferecer, ela só mamava quando pedia, geralmente de noite. Mas tinha noites que ela não pedia. Então eu percebi que ela podia estar pronta pra desmamar.
Levei assim durante 2 ou 3 meses, até que dia 20/12/2010 eu disse pra ela que não queria mais dar mamá, que ela podia dormir comigo, que eu fazia carinho, ficava abraçada, mas não ia dar mamá. Nesse dia ela resmungou e pediu.. eu dei e ela mal mamou. No dia seguinte eu estava fora de casa e ela não pôde pedir. No outro, ela não pediu. Depois também não... e assim foram algumas noites seguidas.
Quando ela pediu de novo, acho que já tinha passado uma semana e eu disse que não ia dar. Ela não reclamou. E acabou a história.... rs
Agora quando ela vê meu peito ela fala: é o meu mamá? E eu falo: é. Ou então eu falo: não, esse mamá aqui é meu, o seu tá aqui: e aponto o mamá dela.
Meu peito não fica cheio, eu ainda não sinto saudade (mas sei que vou), não ofereci nenhum substituto pras mamadas e estamos todos bem. Que venha a próxima fase.
** detalhe: ela não toma leite de vaca, nem de soja, nem de nada... **
Comentários
Postar um comentário
Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!