Amamentar diminui o risco de mães terem infarto.

Amamentar um recém-nascido beneficia não só a saúde do bebê, mas também a da mãe, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista britânica New Scientist. Segundo a análise dos dados, as mães que passaram pelo menos dois anos amamentando seus filhos tinham menos 19% de risco de sofrer um infarto do que as que não tinham dado o peito a seus filhos.
A diferença se manteve à margem de outros fatores de risco, tais como o histórico médico familiar, dieta ou volume de exercícios, segundo o estudo, apresentado num congresso médico na cidade americana de San Francisco. O estudo, liderado por Alison Steube, da Escola Médica de Harvard, nos Estados Unidos, analisou 96.648 mulheres que tinham dado à luz entre 1986 e 2002.
Segundo Steube, na gravidez, a mulher armazena mais gordura e aumenta o nível de ácidos gordurosos que circulam pelo sangue. Ao alimentar os bebês com leite materno, "as mães podem transformar essas reservas de energia em nutrientes para seus filhos. Amamentar não é bom só para os bebês, também é para as mães", apontou a pesquisadora, que recomenda um período de lactação de entre três meses e um ano após o parto.
Elena Dalrymple, diretora da revista Mother & Baby, lembrou que "há inúmeras razões pelas quais é melhor amamentar" do que dar leite de farmácia às crianças, entre elas, uma melhor nutrição e a criação de um vínculo entre mãe e filho. Dalrymple ressaltou que, apesar de a ciência aprovar os benefícios da lactação natural, falta apoio público.

Comentários

  1. "...recomenda um período de lactação de entre três meses e um ano após o parto".
    Só essa parte que ficou ruim, né?

    ResponderExcluir
  2. Lia, deve ser pra que o efeito de evitar infarto apareça... menos de 3 meses nao dá, provavelmente as mães que amamentaram pelo menos de 3 meses a um ano tiveram resultados mais positivos.
    bjs
    Pata

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um bebe de seis meses adorei saber desta novidade ADORO amamentar minha filhinha....

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa tão natural como a amamentação só pode trazer muitos benefícios para a saúde do bebê e da mãe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados