Relactação.

Relactação é uma técnica cujo objetivo é estimular a produção de leite, e consiste em colocar o bebê sugando ao peito enquanto é dado o complemento. Existem kits de relactação disponíveis para compra, veja no site http://www.http//www.johnpetter.com.br/site/mamatutti.

Porém é possível conseguir o mesmo resultado com uma sonda nasogástrica, que pode ser comprada em cirúrgicas e é uma alternativa muito mais acessível economicamente. Basta colocar uma ponta da sonda no copo com complemento e a outra junto ao bico do seio e oferecê-lo ao bebê (recomenda-se passar a ponta da sonda por uma chama para eliminar rebarbas do plástico e conseguir o acabamento arredondado). Outra alternativa é uma seringa: colocar o bebê para mamar e com a seringa ir pingando o leite no canto da boca do bebê.
Visto que o objetivo da relactação é fazer com que a mãe produza leite o suficiente, deve-se tomar o cuidado de não saturar a oferta de complemento, ou seja, oferecer sempre menos que o necessário para saciar a fome do bebê para que ele tenha mais vontade de mamar ao longo do dia, estimulando as glândulas mamárias da mãe através da sucção. Em questão de três dias a cinco dias, aproximadamente, a mãe já estará produzindo leite na quantidade certa para o bebê - nunca esquecer que a produção de leite é regulada pela livre demanda, ou seja, permitir que o bebê mame sempre que quiser ou precisar.

Cálculo para saber qual a quantidade de leite que um bebê toma em um dia, aproximadamente:
multiplicar o peso em quilos por 125 ml de leite e o total dividir pela quantidade de mamadas - um bebê em livre demanda mama entre 9 a 11 vezes por dia. Um bebê de 5 quilos, por exemplo: 5 x 125 = 625 ml, igual
a 60/65 ml de leite por mamada - parece pouco? Acredite, é o suficiente! Na relactação, sempre oferecer menos que isso, diminuindo a quantidade aos poucos.

Se o bebê que mama no peito não aceita mamadeira é porque acontece a confusão de bico - a maneira como o bebê suga o peito é diferente da maneira como suga o bico da mamadeira, os músculos trabalham de forma diversa e a posição da língua também é diferente. No caso de um bebê amamentado ao seio
isso é positivo, e sempre deve-se evitar dar mamadeira e bicos artificias a bebês amamentados. Procure oferecer o leite no copinho ou na colher, e pense: poderia ser muito pior a situação inversa, ou seja, o bebê que rejeita o peito porque acostumou-se a sugar na mamadeira.

É comum, nos períodos que chamamos de saltos de desenvolvimento, que os bebês mamem mais e com mais frequência por alguns dias, para estimular o corpo da mãe a produzir o leite que necessitam. Interferir nessa dinâmica pode gerar um descompasso entre a produção de leite materno e a real necessidade do bebê. Porém aos três meses, aproximadamente, é comum que o corpo da mãe não produza mais tanto leite quanto quando o bebê era recém-nascido (sensação de mamas cheias), o que não quer dizer que o leite
secou, mas apenas que o corpo se adaptou a produzir apenas a quantidade de leite necessária. Não esquecer que não há desperdício na natureza, e que 80% do volume de leite que um bebê ingere é produzido durante a mamada, ou seja, quando ele suga. E é também importante que o bebê esvazie o peito, pois assim estará ingerindo também o leite posterior, mais rico em gorduras que saciam o bebê por mais tempo, e que é produzido apenas nos últimos minutos da mamada.

Mas se o bebê quando aos três meses, mantém-se na rotina de mamar no peito ereceber o complemento, podemos observar que a relação entre produção e demanda está abalada, e uma relactação em um caso desses pode ajudar muito a mãe a voltar a produzi leite na quantidade ideal para seu bebê.

Depoimento de Lara Werner:
Agora vou contar minha experiência: tive bicos rachados e esfolados no início da amamentação por dificuldades com a pega, e ingurgitamento e mastite quando minha filha tinha 1 semana de vida. Por sentir muita dor e por não ter apoio de ninguém, acabava complementando (muito a contragosto) as mamadas com leite de vaca (minha filha também teve uma reação ao NAN).
Após complementar 3 semanas achava que precisava de uma relactação, quando procurei uma consultora em amamentação. Explicando a dinâmica na minha casa, pudemos constatar que o problema não era a minha produção de leite, mas as interferências familiares. Me programei para reduzir 10 ml de complemento
por dia, assim ao final de 21 dias teria minha filha de volta no peito. Depois de 3 dias percebi que minha filha estava sofrendo porque havia se acostumado à mamadeira, e embora mamasse normalmente, quando sentia fome de verdade recusava o peito pois esperava a quantidade de leite que sai da mamadeira, que é maior. A solução que encontrei foi me trancar no quarto e não permitir que meus familiares dessem complemento, como insistiam que eu fizesse, e ao final de 3 dias de muita choradeira minha filha voltou a ser amamentada exclusivamente. Lembro que ela chorava e eu dizia "Menina, a parada aqui é o seguinte: têta-a-têta". Funcionou.

Comentários

  1. eu estou praticando isso com meu bebe a 2 dias e sinto meu leite estar voltando ^^

    ResponderExcluir
  2. meu bebe tem dois meses e toma LA, nunca consegui amamenta-lo já na maternidade ele tomou LA no copinho pois na tinha bico de seio. me aconselharam a comprar o bico de silicone, comprei mas de nada adiantou, apenas me enganou pois eu achava q ele estava se alimentando mas ele sugava ate adormecer e n saia nada!
    resultado ele veio pra casa e como n estava se alimentando teve febre por causa da hipoglicemia pela falta de alimentação ,corri louca para o hospital, onde uma medica me deixou tao nervosa q meu leite empedrou totalmente, outra medica me espremeu tanto para tirar o leite pra ele tomar q eu quase morri de dor.voltamos para casa e tentei tirar mais leite pra ele fui tirando de pouquinhos ele tomava em segundos meus seios ficaram roxos de tanta massagem e e minhas mãos no dia seguinte na conseguiam se movimentar de tanta dor pelo esforço, mas não teve jeito como na foi o suficiente tive q dar o LA. tentei tirar com a bombinha manual mas o q eu passava horas pra tirar ele tomava em segundos e ficava com muita fome , o impressionante e q as enfermeiras diziam q eu tinha muito leite. continuei tentando amamentar mas como a ele se acostumou com a mamadeira foi ficando cada vez mas difícil de ele querer o peito .
    queria muito amamentar! sera q ainda e possível?
    quando eu aperto o bico do meu seio ainda sai umas gotinhas de leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite anonimo, menina que sofrimento.
      Ò vc pode fazer o seguinte, começa usando aquela concha que se vende em farmácia para seu bico ir ficando mais pra fora, a que eu usei é da marca amamente de silicone, ela tem um furo que vc vai enfiar seu bico e vai ficar o dia todo com ela dentro do sutiã.
      Para seu leite voltar vc pode usar esse metodo da relactação, com a sonda dentro da mamadeira e a outra ponta na boquinha do seu bebe. Dentro da mamadeira eu uso o aptamil como suplemento 30 ml.
      Espero ter ajudado.

      Excluir

Postar um comentário

Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados