Aleitamento materno durante a gravidez e em tandem




Uma mãe que amamenta seu filho, engravida novamente e decide continuar a amamentação. O caçula nasce e ela amamenta os dois, juntos ou separadamente. Esta é a amamentação tandem. 


Diremos aqui um pouco sobre isso, caso seja sua situação.

Os seios estão muito sensíveis 
Um dos primeiros sintomas da gravidez é a extrema sensibilidade nos seios. Assim, para algumas mulheres, as mamadas não são mais agradáveis pois sentem muitos incômodos. Isto, em determinadas situações, pode forçar (ou acelerar) o desmame ou causar uma redução considerável no número de mamadas do filho mais velho. 

A baixa produção de leite 
A produção de leite continua porém em menor quantidade, como isso incomoda muitas crianças que até então mamavam, elas podem preferir parar.

Mais de metade das crianças desmamam
62% das crianças se desmamam durante a gravidez de sua mãe, sendo mais de um terço entre o terceiro e o quarto mês de gestação, coincidindo com a queda na produção, e o restante até o final do segundo trimestre. Anteriormente se acreditava que isso se devia a mudança de gosto pela chegada do colostro, mas agora se sabe que essa alteração no sabor só ocorre poucos dias antes do parto. 

Isso afeta negativamente o recém-nascido? 
Não, o irmão mais velho não "rouba" o leite do bebê. A amamentação em tandem faz com que a perda de peso do recém nascido seja menor e recuperação deste mais rápida. Também é comum no irmão mais novo não serem percebidos os picos de crescimento, pois sempre ter leite de sobra. 

E sobre o aumento do leite? 
Amamentação em tandem garante um bom fornecimento de leite por haver mais estímulo. A apojadura do leite é a mesma, mas com a vantagem que você tem uma criança mais velha para ajudar a aliviar seus seios. 

Como são as mamadas?
A mãe terá que organizar as mamadas entre as duas crianças. Muitas vezes, especialmente no primeiro mês de vida, o filho mais velho pode mamar tanto quanto o caçula ou mais, solicitando cada vez que seu irmão for mamar. Isso não é um problema para os recém-nascidos que geralmente ganham peso rapidamente. De qualquer forma as mães acabam colocando limites mais porque é difícil emocionalmente tolerar tal exigência. 

Como vive a mãe? 
Quando se pergunta às mães suas razões para continuar a amamentação em tandem as respostas mais freqüentes são: 

- De respeitar as necessidades da criança mais velha. 
- Interesse como mães em viver essa experiência. 
- Porque queriam promover o vínculo entre irmãos. 

Pode ser um meio de contágio? 
Amamentação Tandem não favorece o contágio de doenças entre irmãos. É provável que a mãe compartilhe a mesma imunidade para ambos e que o pequeno adquira as defesas do irmão para combater vírus e bactérias.

Outras curiosidades: 
Aqui temos mais coisas que aprendemos após investigação [PDF] sobre a amamentação durante a gravidez e em tandem em 1999 e completada em 2006 com uma amostra total de 73 mães que amamentaram durante a gravidez: 

- O perfil da grávida que segue amamentando é de uma mulher casada, de 35 anos, com um alto nível educacional, com mais de duas crianças e que freqüentam grupos de apoio à amamentação. 
- A idade da criança que mama no início da gravidez da mãe é maior do que das crianças que foram desmamaram, sendo a idade média daqueles que desmamaram 17 meses e 24 meses os que seguem mamando.

Amamentação Tandem não prejudica a saúde da mãe
Continuar a amamentação durante a gravidez demanda muito pouca energia visto que a produção reduz significativamente. No estudo não houve diferenças significativas na hemoglobina da mãe entre as gestações de lactantes e não lactantes. Ou seja, as mães não sofrem anemia de forma mais acentuada por causa da amamentação. Não houve diferenças no ganho de peso médio das mães durante a gravidez.


Diminuição da produção
83 por cento das mães sentiram queda na produção entre o terceiro e quarto mês de gravidez. Disseram-nos que as crianças aumentaram a ingestão de alimentos sólidos e pediam alimentos muitas vezes logo após ter  acabado de mamar.

Mais da metade das mães na amostra tinha constatado a suposta aparição de colostro no segundo trimestre de gravidez com base em sua percepção
Elas nos disseram que seus filhos mais velhos começaram a fazer fezes macias e amareladas semelhantes às dos bebês mamando leite materno durante o primeiro mês de vida, e não representa um problema de saúde. 

Entretanto as evidências científicas sobre o colostro [PDF] observam que o leite secretado por mães que amamentam analiticamente não parece colostro, mas leite maduro.  Resta então uma dúvida de em que momento o leite se converte em colostro, mas os cientistas acham que a transição ocorre poucos dias antes do parto. 



Contrações uterinas
Mais da metade das mulheres tinha contrações durante a amamentação, mas que paravam espontaneamente ao retirar a criança do peito.

Não houve diferenças significativas entre a duração da gravidez comparando mães que amamentam e as que não amamentam. Uma mãe tentou entrar em trabalho de parto através da amamentação do filho mais velho e não conseguiu.

Desmame espontâneo
Se desmamaram durante a gravidez mais de metade das crianças, sendo 30% deles no terceiro mês, quando a produção diminuiu e o restante no quinto mês. 38% seguiam mamando o começaram a amamentação em tandem após o nascimento. 


Pode afetar o crescimento do feto?
Foi feita a média dos pesos de todos os bebês ao nascer. O peso médio de irmãos mais velhos (e que a mãe não amamentou na gravidez) foi 3.353 g, enquanto os irmãos mais jovens pesaram 3.511g tendo a mãe amamentado na gestação.   Sabemos que, estatisticamente, os segundos filhos tendem a pesar mais do que seus antecessores, então este resultado é óbvio que amamentar durante a gravidez não causa atraso de crescimento intra-uterino. 

Número de doses durante o primeiro mês
O irmão mais velho costuma mamar igual ou mais do que o menor, quase todas as mães, eventualmente, acabam colocando limites e a ansiedade da criança vai diminuindo gradualmente. 

O recém nascido pode não ter leite suficiente?
Foi estudado o ganho de peso em crianças durante o primeiro mês de vida, tendo como base o menor peso após o nascimento. Embora o filho mais velho mame muito durante o primeiro mês, o segundo costuma ganhar 21% a mais de peso do que seu irmão ganhou no mesmo período. Por isso, é óbvio que o caçula que não fica sem colostro. 

Especial sintonia com o caçula
Outro fato interessante é que em muitos casos a mãe não dispara o reflexo de ejeção do leite quando o primeiro filho mama mas dispara quando o caçula mama. Por exemplo, feridas não ocorrem quando a mãe amamenta o mais velho no pós-parto, mas ocorrem quando o caçula mama. O mais velho aprende rapidamente que mamar quando o seu irmão mama aproveita o reflexo de ejeção do leite (vazamento do outro seio).

Você vai ter que contar ao seu médico?
Menos de um quarto das mulheres escondeu dos profissionais de saúde que amamentaram grávidas e um quarto das mães não disse ao pediatra no período pós-parto por medo de rejeição ou críticas. Mulheres que comunicaram abertamente receberam atitude negativa em 70% dos casos, em 2000, durante a gravidez. Seis anos depois temos uma mudança positiva, esse percentual caiu para 55% entre os ginecologistas e parteiras. Houve também uma diminuição da atitude negativa entre os pediatras, mas esta foi muito menor. 

Importante: 
- Ter boas informações, sentir-se acolhida e compreendida quando amamentas em tandem é possível freqüentando grupos de apoio à amamentação. 


Esta é uma versão de postagem, o texto original com comentários das mães e bibliografia podem ser lidos aqui: Alba Lactância Materna 

Comentários

  1. Arrasou, hem?
    Estou com 39s4d de gestação, em pródomos há quatro dias e ainda amamentando três vezes ao dia minha pequena Emília, que completa 1a8m na minha dpp. E esse bebê tem tudo pra vir maior que ela, pela altura uterina.
    Minha primeira gestação durou 39 semanas exatas, prova de que as mamadas não induzem TP. Em alguns dias estarei amamentando em tandem, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  2. Oi estou amamentando em Tandem ,minha filha de 2 anos e 2 meses,e meu filho de 5 dias,perguntas...
    qual a ordem dos seios q devo seguir?qdo o bb mamar,na proxima mamada ofereço o mesmo seio,ou o outro q a mana + velha já mamou?
    Dou prioridade p q o bb + novo seja melhor alimentado,ja q a maior já come de tudo...
    E devo limpar o seio com algo,antes do pequeno mamar,depois q a mais velha tenha mamado?
    Obrigada !!! Micheline,mãe de 3 filhos amamentados no peito!!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh lembrei de mais umas perguntinhas...rsrs
    O leite alimenta a minha filha de 2 anos e 2 meses?(pq agora desde q cheguei do hospital a 3 dias ela nao quer + o leite da mamadeira...)e o cocô dela q era durinho,agora tem ficado meio aguado e amarelo igual do mano de 5 dias...vai ficar assim????
    obrigada,Micheline,Mãe de uma menina de 9 anos q foi amamentada até os 3 anos e meio,e de amamentaçao em tendem de uma menina de 2 anos e 2 meses,e um menininho de de 5 dias!!(sou a mesma do comentario acima)
    Aguardo anciosissíma pelas respostas,POR FAVOR ME AJUDEM!!!!

    ResponderExcluir
  4. Micheline, parabéns triplamente!
    Olha, não precisa limpar os mamilos, passe só o leite mesmo.
    O leite é diferente no começo e no final da mamada então o bebê menor deve mamar todo o seio para receber os nutrientes. Algumas mulheres reservam um seio para um filho, outro para o outro. Eu amamentei 9 meses em tandem, a caçula mamava o seio todo e só depois o mais velho mamava, e ela voltava para o mesmo seio pegando o leite posterior, mais gordo, e não estando satisfeita mamava o segundo seio.
    Seu leite não tem calorias para manter uma criança de 2a2m (por isso a introdução de alimentos sólidos aos 6 meses), mas contém quase todo o cálcio e vitamina C que ela precisa por dia, dentre outros, não sendo necessário dar leite de outra natureza, seja animal ou vegetal. Se sua menina mamar e comer bem (almoço e jantar, frutas e sucos) ela estará muito bem nutrida! Deixe um email, mande foto de vcs! Sucesso, amor e leite na medida pra vcs!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho um bebê de 9 meses mamando bem, estou grávida de 6 semanas, pretendo continuar amamentando, e meu sonho é amamentação em tandem. contei pra minha GO e ela foi radical, quer o desmame de qualquer jeito, no entanto, estou firme em continuar, sei que as próximas consultas serão um pouco difícieis, por isso, gostaria de saber os riscos reais em relação a esta prática. Rebeca qual a sua formação?
    Glaudes

    ResponderExcluir
  6. sinceramenteee ameeei demais sou gestante de 37 semanas e amamento minha filha de 2 anos e 11 meses nunca tive apoio nessa decisao pelo comtrario se alguem quiser conversar comigo me add no msn alineekiko@bol.com.br bjos

    ResponderExcluir
  7. muito bom o texto... adorei! Estamos em tandem aqui... uma de 2anos e 1m~es e outra de 3 meses!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,

    Estou a amamentar o meu filho com 2 anos e 10 meses e a minha filha com 2 meses e meio.

    Tenho receio que por ter muito leite, dimensionado para 2 crianças, a percentagem da primeira camada de leite ( mais açucarado e pobre em gordura)seja demasiado e a bebe nao ingira a percentagem de gordura e proteina necessaria.

    A bebe não chega a esvaziar um peito.

    Parabens a todas as que têm a coragem de amamentar em tandem.

    Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados