Diferenças na composição do leite materno


A constituição do leite varia muito. Abaixo algumas dessas características e composições:
Colostro: é amarelado devido principalmente à presença de betacaroteno, possui aspecto cremoso/viscoso, é muito rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lactose, que promove a multiplicação de lactobacillus bifidus que favorece o crescimento da flora intestinal. Facilita a expulsão do mecônio e, consequentemente, promove a limpeza do tubo digestivo, ajudando a prevenir a icterícia (King, 1991; Levy, 1994; OMS, 1994; Aguilar Cor-dero, Moyano Díez e García Aguilar, 2005). A proporção de gorduras é menor no colostro do que no leite maduro. Em contrapartida, tem mais elevadas concentrações médias de sódio, cloro e potássio, assim como é maior o seu teor de proteínas, vitaminas lipos-solúveis, minerais e imunoglobulinas, especialmente de IgA’s, que, conjugadas com outros anticorpos formados na própria glândula mamária, fornecem ao recém-nascido a primeira imunização pós-parto. 
Presente desde aproximadamente 20 semanas de gestação até cerca de 2 a 7 dias após o nascimento. A mãe que amamenta um filho grávida do seguinte não deixa de produzir colostro até que a placenta seja desprendida do útero!


 Leite de transição: Após o colostro é secretado o leite denominado “de transição”, cuja produção pode prolongar-se por uma ou duas semanas. O seu aspecto é aguado, o que, por vezes, constitui fator de preocupação para muitas mulheres menos informadas, levando-as a pensar que o seu leite não é suficientemente bom para a criança e, por isso, manifestam vontade de desistir de amamentar. No leite de transição, que se vai modificando de forma gradual, de acordo com a evolução do recém-nascido, adaptando-se às necessidades nutricionais e digestivas deste, a concentração de imunoglobulinas e o teor de vitaminas lipossolúveis tornam-se progressivamente menores, enquanto aumenta o conteúdo de vitaminas hidrossolúveis, lípidos e lactose, com consequente acréscimo do aporte calórico (Aguilar Cordero, 2005b). Na fase de produção do leite de transição, que é popularmente conhecida como “descida do leite”, a mãe pode apresentar febre, dor de cabeça e congestão vascular, acompanhada de um aumento de volume das mamas.


Leite maduro: É uma mistura homogênea com três partes: emulsão (gotículas de gordura), suspensão (partículas coloidais de caseína) e solução (componentes hidrossolúveis. (Nascimento e Issler, 2003: 49). Ele contém todos os nutrientes necessários para conseguir um crescimento e um desenvolvimento ideais, com a quantidade adequada de nutrientes metabolizados e facilmente digeríveis como as proteínas do soro, os lípidos e a lactose, assim como uma distribuição proporcional de aminoácidos. Também designado por definitivo, surge por volta do décimo quinto dia (terceira semana pós-parto), tem uma cor mais branca e aspecto mais consistente do que o leite de transição (Aguilar Cordero, 2005b). A produção aumenta ao longo da lactação em função das necessidades da criança. Possui maior teor lipídico e de lactose, apresentando menor quantidade de proteínas, e contém a maior parte dos minerais e vitaminas lipossolúveis. Nesta terceira fase, o leite também apresenta modificações, em função da etapa da amamentação, da hora do dia, da nutrição da mãe e da idade do bebê (Aguilar Cordero, 2005b). No início da mamada, é normalmente mais acinzentado e aguado, rico em proteínas, lactose, vitaminas, minerais e água, e, no final da mamada,costuma ser mais branco e rico em energia, pois contém mais gordura. E é o alto teor lipídico no leite do final da mamada (o chamado leite posterior) que induz a sensação de saciedade, pois cerca de metade da energia fornecida pelo leite materno é mediada por gorduras (Lothrop 2000). 
Leite anterior e leite posterior

Em função dessa modificação da constituição do leite é que se orienta amamentar até esvaziar a mama antes de trocar, pois a criança que não mama todo o leite do peito não tem acesso ao leite posterior, mais gorduroso. Em caso de necessidade de maior aumento de peso essa prática deve ser especialmente observada, muito mais do que preocupar-se em introduzir outros leites!



Comentários

  1. parabens pelo blog. Apesar de blog ser uma fonte de busca nao científica, o autor deste utiliza fontes confiáveis para produção de texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados