Criação com apego



A capa da revista Time da semana passada trouxe à tona várias discussões sobre a maternidade com apego, ou attachment parenting, termo original em inglês.
Segundo o maior defensor dessa teoria, o pediatra americano William Sears, a criação com apego se baseia em alguns pilares. Leia o texto de abaixo para entender mais:






A essência do Apego: attachment parenting


tradução Flavia Penido
Tornar-se física e emocionalmente preparada para gestação e o parto. Procurar a assistência e o ambiente do parto, saber das rotinas hospitalares com os bebes.A maneira como se inicia a relação ajuda ao vinculo. Primeiros dias e semanas são muito importantes, mas não é um “agora ou nunca”.Conhecer os estágios do desenvolvimento infantil, para tornar as expectativas reais e ser flexível.Nascer com respeito é um primeiro momento, é a recepção que estamos dando a esse ser que vem ao mundo.Babywearing do tipo sling e companhia.
MassagemA forma como toca e carrega o bebe é essencial para seu desenvolvimento. Não deixá-lo no estado de pacote, para não se fechar sobre si mesmo, permitir que ele tenha confiança em si através da sua própria corporalidade. Por que o toque é tão importante?Existem muitos tipos de memórias, as que você pode trazer a consciência são lembranças, mas existem aquelas que deixam traços em você mas que não vem a tona, não tomamos consciência mas que estão lá e em alguns momentos da vida aparecem como armadilhas emocionais. No inicio da vida não temos a linguagem, então os traços de memória são corporais, a emoção fica impregnada na nossa corporalidade.A cama compartilhada tem seus benefícios para os bebes que demonstram dificuldade à noite, alguns tem angustias noturnas, e o contato físico, a proximidade minimizam isso. Além disso, ela tende a facilitar o aleitamento em livre demanda. A cama compartilhada pode inclusive reconectar os pais que trabalham a seu bebe. O bebe vai adquirindo seus recursos para se tornar independente através da confiança que tem em seus pais.
Blog Flavia Penido, doula:  Roda Bebê du Bem

É sobre criar relações fortes e saudáveis entre pais e filhos. Isso nos desafia, como pais a tratar nossos filhos com gentileza, respeito, dignidade e modelar nossas interações com eles na forma com gostaríamos de interagir com os outros.È um retorno aos nossos instintos. São práticas, ferramentas para suprir a necessidade da criança em confiança, empatia e afeto. Que vai fornecer a criança um fundamento para vida de relações saudáveis.Estudos apontam que bebes nascem com necessidades fortes de proximidade física com seu cuidador durante os primeiros anos de vida.Essas necessidades são resumidas em proximidade, proteção e predictibilidade.Os bebes choram, reclamam, sugam, são apenas formas de ter a mãe por perto. Ao crescer se sentindo segura em sua relação com a mãe ele se sente confiante para explorar e desenvolver relações fortes e saudáveis com outras pessoas importantes em suas vidas. Cada família é única com necessidades e recursos próprios.
Os oito princípios são ferramentas que cada pai e mãe deve usar como for melhor para o equilíbrio familiar. Você não precisa utilizar todas ferramentas de uma vez.
Os oito princípios


1- Preparar-se para gravidez, parto e paternidade.
2-Alimentar com amor e respeitoA amamentação é nutricional e emocionalmente perfeita. Uma forma certeira de forma o vínculo seguro entre mãe e bebe. É um exercício de leitura do bebe. Ajuda a ler as pistas, a linguagem corporal que é o primeiro passo para conhecê-lo. A amamentação cria a química perfeita. Quando não acontece é importante adotar formas de nutrir que permitam a relação física e emocional.


3-Responder com sensibilidadeConstrua o fundamento de confiança e empatia já no começo. Sintonize-se no que seu bebe está comunicando a você. Responda consistente e apropriadamente. Bebes não sabem se acalmar sozinhos, atente-se ao seu choro. A resposta sensível constrói a confiança. Os pais constroem gradualmente a confiança em sua capacidade de responder as necessidades do bebe corretamente. Bebes não choram para manipular, eles não tem esse raciocino ainda, é sua maneira de comunicar. Cuidado com os conselhos do tipo, deixar chorar, não acostumar mal, não mimar e etc.
Confie na sua intuição pouco a pouco ela aflora.Os bebes Precisam de pais calmos, carinhosos e empáticos para ajudá-los a aprender a regular suas emoções. Responda a uma criança que está magoada ou expressando uma emoção forte. Compartilhe de suas alegrias sempre.
4- Use o toque:O toque fornece ao bebe, o contato físico, o afeto, segurança, estimulo, e movimento.
5- Cuidando durante a noiteNão existe um formula estrita, pois cada bebe é único e sua família também é única. Descubra como todos dormem bem e esta será a forma adequada a sua família.Bebes e crianças têm necessidades durante a noite assim como durante o dia. Eles dependem dos pais para acalmá-los e ajudá-los a se regular. Os treinamentos noturnos têm um efeito físico e psíquico, então muito cuidado com os métodos do tipo Nana Neném.
6- Cuidado consistente e afetuosoA idéia é prevenir separações longas que tragam ansiedade e estresse as crianças pequenas. Também quando for necessário que ela se separe por conta de trabalho, observar e responder com cuidado aos sinais de a criança dá que a separação é difícil e causa angustia. Creches por mais de 20 horas por semana podem causar extremo estresse emocional, melhor a opção de um “cuidador” em casa. As crianças para se desenvolver devem ter momentos de privacidade, e intimidade, e as escolinhas não tem esse espaço. O desenvolvimento social que o bebe demonstra ter ao iniciar-se na creche pode ser em detrimento de sua segurança afetiva. Por isso dê ouvido aos choros de seu bebes. Mais uma vez cada bebe é único é você só vai saber se está tudo bem com ele se tornando um expert do seu bebe.
7-Praticar educação positivaTratar nossos filhos como gostamos de ser tratados!  Extremamente difícil!Disciplina positiva tem como filosofia, levar a criança a desenvolver uma consciência guiada por suas própria disciplina interna e compaixão pelo outro. Não é a deixar fazer o que ela quer. Crianças precisam que mostremos o caminho. A punição enfraquece em parte a conexão entre os pais. Trás os sentimentos de vergonha, injustiça, humilhação. Bater ensina que a violência é a forma de resolver conflitos e problemas.Analisar sua própria infância e educação recebida é o primeiro passo para mudanças de atitudes com nossos filhos.
8- Equilíbrio
O equilíbrio de todos membros da família é importante, dar ouvidos a suas necessidade permite que a intuição e conexão entre todos aflore. As necessidades de um bebe são grandes e podem ser desgastantes, se necessário peça ajuda a alguém, para que você possa descansar.




texto original: Ask Dr.Sears



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados