Amamentação na primeira hora de vida


Muito já foi dito sobre a amamentação na primeira hora após o nascimento, mas a grande maioria dos bebês ainda não tem essa oportunidade.
Importantíssima para mãe e bebê, a amamentação precoce protege e ajuda na formação de vínculo, aumentando as chances de sucesso e a duração desse ato mais do que fisiológico, pois possui efeitos psicológicos e emocionais para a vida toda.
Independente da via de nascimento do bebê, peça ao enfermeiro ou pediatra para não separar seu filho de você na primeira hora de vida. Peça ajuda para amamentar, tocar, conhecer seu filho.
Estudos mostram que o bebê no colo da mãe responde melhor a estímulo, mantém uma temperatura corporal mais elevada e chora menos. (Vide: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1392359)


Em seu texto "Cuidados essenciais com o recém nascido" a OMS deixa claro que o RN saudável, a termo, vigoroso, não precisa de desobstrução das vias aéreas, e deve ser entregue a sua mãe antes de qualquer procedimento:

CUIDADOS COM RN SAUDÁVEL
  1. DÊ O BEBÊ À SUA MÃE 
  2. PROMOVA O ALEITAMENTO MATERNO 
  3. FAÇA OS PROCEDIMENTOS PROFILÁTICOS
Este documento ainda frisa a importância da amamentação e como favorecê-la:

Capítulo 7: Promover o aleitamento precoce
Promover o aleitamento precoce significa ajudar a mãe a atender às necessidades dos bebês e eliminar as práticas que prejudicam o aleitamento materno.

A. Ajudar às mães a satisfazer às necessidades de seus bebês
  • explicar às mães como a sucção freqüente e a remoção do leite mantém a produção de leite alta, o que é particularmente importante nas primeiras horas e dias para estabilizar a produção de leite.
  • encorajar às mães a amamentar nas primeiras horas de vida
  • oferecer ajuda a cada mãe que amamenta. O tempo gasto pelos profissionais para iniciação da amamentação ajudará a mãe a estabelecer o aleitamento e prevenir as dificuldades que irão requerer mais tarde um tempo extra do profissional.

 B. Eliminar práticas que prejudiquem a amamentação
  • não colocar regras ou limites na prática da amamentação
  • manter mães e bebês juntos o maior tempo possível
  • deixar o RN  mamar o tempo que ele desejar
  • não usar mamadeiras ou chupetas
  • não dar glicose ou nenhum outro alimento substituto do leite materno.
Você e seu bebê podem e devem ser respeitados no parto e nascimento, garantindo a amamentação na primeira hora. Visite o local de parto, faça perguntas, exija o cumprimento das orientações baseadas em estudos científicos  como meio de garantir mais segurança e satisfação para toda a família!

Assista: Amamentação à luz da primeira hora








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados