Meu neném nasceu! E agora?



Parabéns pela chegada do seu filho! Você está conhecendo o grande amor da sua vida!
Se adaptando a ele e ele a você. É mais difícil do que parecia? Calma! Leia as dicas abaixo, siga seu coração e se precisar de apoio nos escreva!



- Abasteça a casa de alimentos, frutas, sucos, se possível antes do nascimento.

- Deixe claro ao seu companheiro e familiares como pretende cuidar da criança: amamentar, onde ela vai dormir, quem vai dar banho, cuidar das roupinhas.
- Procure estabelecer uma rotina: horários de banho, local de dormir, ambiente claro, arejado de dia.
- Tenha a mão toalhas de boca, fraldas de pano, blusas para você se trocar caso o bebê "golfe".
- Evite usar qualquer artifício na lida com o neném, é importante saber lidar com o que a natureza fornece! Sem bicos, mamadeiras, bicos de silicone, bombas ordenhadeiras, pomadas.
- Ao pedir apoio para amamentar procure prioritariamente o banco de leite humano ou, na impossibilidade, um consultor que se baseie em evidências científicas!
- Cuide de você! Banho, alimentação e sono adequados garantem a energia necessária para dar conta desta fase inicial. 


Algumas respostas, guia rápido!

1. Por que o recém-nascido chora tanto?
O bebê chora porque quer alguma coisa. Os motivos variam: fome, fralda suja, frio, calor, posição desconfortável, incômodo, irritação por barulho ou luz, estresse diante da movimentação de adultos, necessidade de contato! É claro que, às vezes, o cansaço e a falta de sono podem fazê-lo perder a paciência. Mas lembre: essa é a única forma de expressão do pequeno. Se você perceber que está irritada demais, peça ajuda a alguém, tente sentar, respirar fundo e se acalmar. Tudo vai dar certo, a cada dia fica mais fácil e vocês mais adaptados!

2. O que posso fazer para aliviar as cólicas?
Como são essas cólicas? São choros frequentes acompanhados de gases? É apenas o intestino sendo colonizado. Massagem, calorzinho na barriga e colo ajudam o bebê, esta fase passa, não é preciso medicar. Cuide de você! Uma mãe tensa deixa o bebê nervoso!

3. Posso dar água ou chá para meu bebê?
O leite materno contém 88% de água, não é necessário dar mais nem no calor. Os chás impedem a fixação do ferro do leite pelo bebê mas a mãe pode tomar à vontade e ele se beneficiará através da amamentação!

4. O neném tem gases e não faz cocô!
O neném que mama somente no peito pode ficar até 10 dias sem fazer cocô sem qualquer problema! Se perceber incômodo e irritação devido as tentativas de evacuação a mãe pode estimular a abertura do esfíncter anal com um algodão embebido em óleo vegetal.

5. É normal fazer cocô muitas vezes num único dia?
Sim! Inclusive uma vez após cada mamada.

6. O bebê precisa arrotar toda vez que mama?
Não! Alguns bebês mamam e não arrotam, ao conhecer seu bebê será mais fácil saber das necessidades dele.

7. O neném tem bolinhas no rosto e nos mamilos, isso é normal?

Sim, são hormônios, não há necessidade de medicar ou espremer, será resolvido com o tempo.

8. Posso sair pra passear com ele?
Sim! Observe roupa adequada para cada ambiente, use sling e sempre que possível mantenha uma blusa para você na bolsa de necessidades!

9. Será que ele está com frio? Devo caprichar nos agasalhos?

O bebê sente o mesmo frio que um adulto, é normal ter as extremidades mais roxinhas (mãos e pés), então não exagere em macacões e mantas no verão!


10. As visitas podem carregar o bebê?

Sim, peça que não interfiram na rotina e observe se não estão doentes!

11. Preciso acordá-lo de três em três horas para mamar?
Se não for prematuro não precisa acordá-lo! Ele estabelecerá um ritmo próprio de mamadas, é dormindo que o leite é metabolizado e o neném engorda e cresce.

12. Será que ele tem refluxo?
Dificilmente! Mantenha-o mais vertical após mamar para facilitar a digestão, o refluxo é uma condição fisiológica que se resolve com o tempo, raros casos precisam de medicação.

13. Ele mama demais, e se meu leite for fraco? 
Ele mama para se alimentar e para ter prazer! Sem relógios, somente oferecendo o seio sempre que o neném mamar e ate esvaziar não haverá falta de leite, confie! Leia sobre leite anterior e leite posterior aqui mesmo no blog.


14. Posso mexer no umbigo do meu filho?
Dê o banho normalmente, seque o umbigo e borrife ou pingue álcool em uma gaze para ajudar na cicatrização e esterilização do coto. Troque as gazes a cada banho até cair o coto (em média 10 dias após o nascimento), não há necessidade de enfaixar, o resultado da cicatriz é genético.

15. Posso comer qualquer coisa ao amamentar?
Sim, apenas observe algum alimento em especial se causa alguma reação no neném uma vez que o leite muda de gosto. Alimentos que podem causar desconforto são cafeína, laticínios e pimentas, genericamente falando. 

16. A "menstruação" pós parto dura quanto tempo?
A loquiação (cicatrização do útero) dura até 40 dias clareando de cor. Após este período o ciclo menstrual pode retornar porém isto é mais raro para as que amamentam pelo menos 6 vezes por dia (a cada 4 horas), tornando-se um método anticoncepcional seguro (método LAM). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados