SMAM 2013


TEMA DA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO 2013:  

Apoio às mães que amamentam:próximo, contínuo e oportuno! 



O tema deste ano propõe uma reflexão e um incentivo aos grupos de mães e grupos de aconselhamento em amamentação.
Segundo Marcus Renato de Carvalho, do site Aleitamento.com, "mesmo quando as mães têm um bom começo na sua experiência de amamentar, muitas vezes, semanas ou meses depois do parto deixam de amamentar baixando as taxas de amamentação. Quando as mães não estão frequentando os centros de saúde é um momento-chave para o aconselhamento comunitário."

Ainda segundo Marcus, o apoio para manter a amamentação pode ser realizado de muitas formas. Tradicionalmente a família dá um grande apoio. Porém, conforme mudam as sociedades, em particular com a urbanização crescente, é necessário um círculo de apoio mais amplo, que pode ser formado por profissional de saúde capacitado, conselheiros em amamentação, líderes da comunidade ou amigas que também são mães e pelos pais ou companheiros.
Os Grupos de Mães (ou Grupos de Aconselhamento em Amamentação) apresentam custo /benefício positivo e é uma maneira produtiva de se chegar a muitas mulheres de forma mais frequente. Pode ser feito por qualquer pessoa da comunidade que esteja capacitada no apoio às mães. Estas pessoas treinadas e disponíveis abrem canais de comunicação para canalizar perguntas e temas de amamentação que as mães tenham interesse. “A chave para uma boa prática de amamentação é ter apoio diário permanente em casa e na comunidade.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados