Explicando a Licença Maternidade.

Muitas das nossas leitoras são mulheres que buscam informação sobre o salário maternidade.
Apesar de termos um post que fala sobre a possibilidade de receber o benefício mesmo estando desempregada, decidi escrever novamente, por que parece que o referido post não é muito claro.
http://amamentacaoexclusiva.blogspot.com/2008/02/sobre-o-direito-licena-maternidade-em.html

Se a mulher nunca teve registro em carteira, mas planeja engravidar e deseja receber o salário maternidade, ela pode começar a contribuir para o INSS pelo menos 10 meses antes do nascimento do bebê, pagando uma guia individual, chamada GPS.

Em caso de mulheres que possuem registro em carteira, mas descobriram a gravidez após uma demissão, o benefício também pode ser recebido DESDE QUE a mulher comprove 10 anos ou mais de registro em carteira e que a gravidez ocorra no prazo de até 01 ano após a demissão (para quem tem 10 anos de registro) ou até 02 anos após a demissão (para quem tem mais de 10 anos de registro).
Esta modalidade se chama "período de graça".

Uma vez nascida a criança, basta ir com a certidão de nascimento ou um atestado médico e as guias pagas até a agência do INSS mais próxima e requerer o benefício. São 4 pagamentos mensais de no máximo 01 salário mínimo. Para saber quanto vai receber, a mulher precisa escolher quanto vai pagar de contribuição ou verificar como foi a contribuição ao INSS ao longo destes anos

No fim a alternativa mais segura é ir até uma agência do INSS e pedir informações para o seu caso específico.

Comentários

  1. Sou pediatra , acabei de ter uma bb e descobri que nao a empresa não e obrigada a fornecer 15 das de licenca amamentacão . O mais incrivel de td é que sou pediatra , trabalho em maternidade , amamento exclusivamente minha filha , o hospital é ämigo da crianca "e eles nao me deram os 15 dias ! Sinto me vivendo numa hipocrisia ...Ahh : o hospital é coordenado por uma entidade da congregacao Santa Marcelina - SP .

    ResponderExcluir
  2. Também trabalho nesta entidade, no PSF, que prega a amamentacão exclusiva, o que pratico com minha bb de 3 meses e não devo ganhar os quinze dias...é incrível né? Até propus tirar 2 meses não remunerados e não aceitaram...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você tem uma DÚVIDA, poste a sua pergunta no nosso livro de visitas ou deixe seu email para que possamos responder. Use o formulário de comentários para deixar críticas, elogios e depoimentos. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Desempregada passa a ter salário-maternidade

8 dicas para fazer o bebê dormir a noite inteira.

Tabela de peso e altura para bebês amamentados