Quero amamentar exclusivamente!

Jacklane e Lis aos 6 meses - Vitória - ES
Está dificil conseguir apoio para amamentar exclusivamente até o sexto mês do seu bebê?
Preparamos aqui alguns argumentos para conversar com pais, avós, pediatras, etc.
Use sempre que necessário! A segurança da amamentação exclusiva é cientificamente comprovada!


Meu bebê não vai ficar com sede?
O leite materno contém 88% de água. É fonte limpa, segura e suficiente de água e nutrientes. Em dias mais quentes ou em regiões mais quentes do planeta basta aumentar a quantidade de mamadas para suprir a necessidade da criança.

Posso dar chá calmante ou para cólicas?
Os chás são pobres em nutrientes,  atrapalhando o ganho de peso. Podem impedir a fixação do ferro contido no leite materno e ser veículo de contaminação. Oferecer chás descaracteriza a amamentação exclusiva, porém a mãe pode ingeri-los e a criança recebe os benefícios através do leite.

Se o bebê quiser comer antes de 6 meses posso deixar?
A criança aprende a comer observando seus cuidadores. Se ela demonstra interesse, "pede", já senta é possível que aceite bem os alimentos. A introdução pode ser iniciada gradativamente um pouco antes do sexto mês, a critério da mãe, porém recomenda-se aguardar.

Por que esperar 6 meses para introduzir novos alimentos?
Após 6 meses o bebê tem maturidade para se interessar por novos alimentos, para sentar, movimentar a língua para engolir sólidos, seus intestinos estão mais preparados de modo a ter menos reações como cólicas e gases, além da flora mais preparada, reduzindo as diarréias.

O pediatra orientou começar com frutas e sucos aos 4 meses, e agora?
Apresente a ele os manuais do Ministério da saúde, La Leche Leage, OMS e Unicef. Vários estudos individuais também comprovam cientificamente os benefícios de aguardar 6 meses para todas as crianças, independente da classe econômica ou social. Seu pediatra pode estar desatualizado, se necessário busque apoio em um grupo de mulheres, banco de leite ou emoutro profissional. Publicaremos esses materiais aqui em breve.

O pediatra receitou vitaminas e ferro, e agora?
A reserva de ferro das crianças em conjunto com a amamentação natural supre as necessidades de ferro e demais vitaminas sem necessidade de suplementação. Isso já foi esclarecido aqui no blog.

Meu bebê mama com muita frequência, meu leite não o sustenta?
Seu bebê pode estar com sede e mamando o leite anterior, que contém mais água. Se o ganho de peso estiver adequado, se ele se desenvolve, ri, dorme, faz xixi com frequencia e cocô pelo menos uma vez por semana ele provavelmete está ótimo e pode ter um biotipo mais magro. Em caso de dúvida ordenhe seu próprio leite e ofereça como complemento em uma colher ou copo (nunca mamadeira pois as crianças não recusam a sucção).

Em que casos devo dar leite artificial?
Em caso de medicações que não podem ser evitadas ou doenças pré-existente (como doença de Chagas). Nem sempre a mãe soropositiva precisa deixar de amamentar, consulte um banco de leite ou médico ATUALIZADO.
Vou voltar a trabalhar, como manter a amamentação exclusiva?
Através da ordenha manual, conservação do leite em freezer e oferta à criança em copinho ou colher. Mais informações aqui.

Boa sorte, persista, se precisar de apoio conte conosco!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ingrid Guimarães e a amamentação.

Mastite

Tabela de peso e altura para bebês amamentados